Pular para o conteúdo principal

MUITO ANTES DE NAMORAR



MUITO ANTES DE NAMORAR
Princípios valem mais do que beijos

Não quero aqui eleger heróis nem culpar bandidos pelos fracassos do lar perfeito, mas mostrar que com a menor observação dos princípios e valores podemos obter o sucesso e o equilíbrio familiar muito antes de constituir a nossa própria família. Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes, ou na maioria delas, é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado.

O plano de Deus para a família é o melhor porque foi Ele quem a constituiu. Cabe a cada um de nós esforçarmos-nos para fazer da nossa família o ideal a que queremos, e isso pode acontecer bem antes de envolvimentos em relacionamentos sem compromisso, guardando o coração com o que há de mais precioso – a palavra de Deus, princípios e valores – tornando real os planos do Senhor. Deus tem um plano onde cada um deve cumprir com suas responsabilidades, independente do que cada um faz ou deixa de fazer. Eu sou responsável por mim e você por você. A grande questão para o sucesso em se ter uma família ideal está em considerar que os outros são mais importantes do que nós mesmos, mas para tanto, é preciso que alguém seja capaz de sacrificar-se pelo outro. O que você é hoje é a semente lançada da colheita de quem você será amanhã. A maneira como você se comporta hoje dentro de sua casa como membro, é o reflexo de como você será dentro da sua família como o cabeça. A disposição que você tem como filha em cumprir com suas obrigações poderá ser a mesma quando for a dona da casa, a mãe, a esposa.

Considerar o outro importante é honrá-lo por ser quem é merecedor ou não. Este é para nós o ano que adotamos para honrar a quem é digno, talvez você me pergunte: mas como honrar alguém num meio onde só há desonra? Vale a pena observar que o próprio Deus nos deu valor quando não merecíamos nada (Rm 5.8). Apenas quando acordamos e nos vemos como receptores do favor imerecido de Deus, podemos decidir a amar e honrar as pessoas da nossa família mesmo que elas não “mereçam” nosso amor.

Disse que não iria eleger culpados, mas me desculpo e digo que a culpa é minha, e sua também de às vezes não nos realizarmos na nossa casa. Uma pesquisa foi feita com famílias americanas, e quando perguntadas sobre quais seriam os dez atos mais desonrosos no lar, responderam:

1.      Ignorar ou não considerar as opiniões, os conselhos ou as crenças de outras pessoas;
2.      Envolver-se na televisão ou jornal enquanto outra pessoa tenta se comunicar conosco;
3.      Fazer piadas sobre as fraquezas ou falhas de uma outra pessoa;
4.      Fazer ataques verbais regulares contra um amado: criticar severamente, julgar, dar broncas sem carinho;
5.      Não dar a devida importância à família do cônjuge ou a outros parentes no seu planejamento e comunicação;
6.      Ignorar ou simplesmente não expressar gratidão por atos bons feitos para nós;
7.      Praticar hábitos de mal gosto em frente da família – mesmo quando pedem que paramos;
8.      Comprometer-nos exageradamente com outros projetos ou pessoas de maneira que tudo fora do lar pareça ser mais importante do que aquilo dentro do lar.
9.      Lutas pelo poder que deixam uma pessoa se sentindo que é uma criança ou que está sendo severamente dominada;
10.  Falta de vontade de admitirmos que estamos errado ou de pedir perdão.
(Fonte: internet)

Você há de concordar que se dirigida a pergunta a mim ou a você pelo menos uma dessas seria nossa resposta senão todas. Certamente isso acontece porque cada ação tomada ignorando o plano de Deus acarreta consigo conseqüências na medida de cada decisão.   

Partindo de princípios muito antes do namoro há como fazer com que a família dê certo se observado os princípios a que Deus estabeleceu. Decida honrar e valorizar mais as pessoas do que os seus desejos egoístas e mal intencionados, princípios valem mais do que beijos. Honre e considere quem faz a sua vida ter algum significado, honra não é um sentimento, é uma decisão. “tratai todos com honra” (1 Pe 2.17)  “considerando cada um os outros superiores a si  mesmo” (Fp 2.3).  Primeiro de tudo temos de decidir que as pessoas tem valor, principalmente aquelas que Deus pôs sobre nossos cuidados. Se você sonha com uma família ideal, comece a observar onde você está, que tipo de pessoa você é, e qual o valor que tens dado a cada representante de sua convivência, não importando se esse ambiente é um sucesso ou um fracasso.

O plano de Deus é sempre melhor, Ele quer ver uma família segundo os princípios estabelecidos por Ele e não filhos rebeldes buscando a satisfação pessoal nos outros. Ame, respeite, considere, valorize e honre a sua família para vê-la forte, saudável e feliz. Beijos sem princípios fundamentados é homicídio de valores conquistados.


Em Cristo,

GENISMAR NUNES SERRA
Primeira Igreja Batista em Redenção, PA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou ...

O BEIJO

O BEIJO Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém…. [1 Co 6:12] Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro que esta é uma visão pessoal aprendida com o tempo e tida como muito importante pra quem busca um relacionamento com propósito em   Deus. Pode ser que sua igreja, ou você mesmo tenha uma visão diferente desta, daí você precisa atentar para o que o Espírito Santo te diz a respeito, orite ? Vamo embora!.. Algum tempo atrás saiu uma música que em um trecho dela dizia: “beijo na boca é coisa do passado, a onda agora é namorar pelado...” Depois dessa, dizer que beijar na boca é pecado seria uma afronta a essa filosofia carnal. Mas vamos lá: Beijar não é pecado, MAS um ato que pode conduzir ao pecado. “Um abismo chama outro abismo” lembra?! Também não podemos “endemoninhar” o beijo, tipo: beijo “antes do casamento” é coisa do chifrudo, nem por isso você vai sair por aí beiçando todos, ou todas achando que liberou geral. Além do mais, a bíblia não aborda este assunto...