Pular para o conteúdo principal

COM QUEM NAMORAR?

COM QUEM NAMORAR?
De igual pra igual


Ao completar 14 anos, a filha pediu aos pais um presente diferente: ir ao aeroporto para ver seu ídolo.
O ator sairia de um voo que faria conexão em sua cidade, oportunidade única. Esse encontro parecia tão importante que os pais, mesmo achando estranho, decidiram bancar.
Às 22h o rapaz apareceu atrás do vidro do saguão. A garota o viu por pouco mais de um minuto, mas ficou feliz.
Outra adolescente, de 15 anos, está apaixonada por um desses garotos das chamadas boy-band. Quando o grupo passou por sua cidade, ela e outras 5.000 meninas fizeram fila durante horas para tirar foto com eles. Ao chegar perto do artista a garota passou-lhe disfarçadamente o número de seu celular... Ele não ligou. (extraído)

O que leva essas adolescentes, muitas rotuladas até de evangélicas, a se colocarem na difícil e dolorosa situação de competir com mil outras garotas pelo amor do ídolo? Certamente não é para pagar mico, nem por masoquismo. De fato elas estão colocando naquela pessoa a idealização de um homem que a completaria. E elas sofrem, sofrem muito até terem ou acordarem da desilusão de um amor impossível. Não me lembro de nenhum artista, enquanto famoso, casar-se com uma fã. Deve ter, mas deve ser incomum. Um ator bonito e talentoso tem tudo para ser tão idealizado quanto inatingível, elas lutam bravamente antes de desistirem. Tentam de tudo até ter certeza de que não tem chance. A criativa vai até o aeroporto; a ousada dá o número do telefone. Uma precisa constatar pessoalmente que o avião partiu mesmo; a outra tem de amargar a frustração pela ligação que não veio.
A fã acabará aceitando que o ídolo escolherá alguém de seu próprio mundo, numa relação “de igual para igual”. Ela não se colocará diante dele como igual, mas como admiradora incondicional compreendendo assim a dinâmica dos valores. A necessária desilusão amorosa as liberta da infância e abre caminho para que virem mulheres. Começam a olhar para os lados em vez de olhar para “cima”. Se com os artistas é assim, porque com os filhos de Deus tem que ser diferente?

Sonhos impossíveis marcam a vida dos eternos apaixonados em suas declarações. Aliás, essa forma de se afirmar é uma daquelas metáforas usadas para mostrar o quanto se ama, mas que não passa de símbolo aparente “amor eterno”. A orientação da palavra de Deus é que não façamos da nossa vida uma ficção real, por que de fato ela não existe. É preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Hb 2.1. Tudo é ilusão, diz o pregador! Os grandes cineastas, principalmente, comercializam conceitos aprimorados na irrealidade daquilo que acreditariam ser possíveis na autenticidade da vida, quando não é, nem pode ser!
Sem se importar tanto, ainda há em grande parte dos amados do Senhor aqueles que compram essas idéias na perspectiva de que os faça sentirem-se melhores e mais felizes. Nada mais que aparências enganadoras de um idealismo fictício para a nossa vida, um padrão do que estão cheios os olhos, mas vazios no coração. E o que fazem com tudo isso? Recorrem ao que mais perto pode chegar daquele modelo estigmatizado pelo poder persuasivo dos meios de comunicação social, influenciados pelas mídias, zapeiam a vida em busca do que consideram ser o ideal. Procuram pelos sites de relacionamentos, nos perfis ali escritos aqueles que se ajustam ao seu. E o padrão é aquilo que vêem na televisão, nas revistas, nos out doors espalhados pelos núcleos das cidades. As conversas são do tipo que possam exprimir o modelo perfeito. Não é muito de admirar se o ultimo quesito desse conceito “padrão” deva ser o caráter. Buscar por se emoldurar nesse sistema, acaba por levar o cristão a uma superficialidade do cristianismo, impedindo o desfrute de uma vida de intimidade com o Senhor Deus e um prazer familiar válido.
[Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estarem de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, eles serão o meu povo.” E o Senhor Todo-Poderoso diz: “Saiam do meio dos pagãos separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, então eu aceitarei vocês. Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas.] 2 Co 6.14-18
Você que quer ser um servo abençoado, mas não quer ficar para trás em relação às pessoas que vivem fora desse contexto, que almeja a benção, mas não quer o abençoador como guia da benção; que pensa cumprir a regra, mas do seu jeito... Digo-lhes que não há nada melhor do que seguir o que diz a Palavra de Deus, onde não há dúvidas quanto ao seu projeto de vida. Infelizmente muitos jovens nas nossas igrejas, não estão fazendo o que diz as escrituras. Estão querendo juntar aquilo que não pode por natureza ser conciliado, contraindo namoro e mais tarde casamento com pessoas completamente diferentes, com outros princípios morais, pessoas com uma natureza distinta da dos filhos de Deus, não é, portanto de surpreender que o resultado final na maioria dos casos seja catastrófico, infelicidade, tristeza, muitas lagrimas e nalguns casos no desvio da fé.
O jugo desigual terá uma alta probabilidade de um resultado infeliz para o resto da vida.  Infelizmente, em nossos dias, muitos crentes ofuscados pela cegueira de suas paixões, mesmo sentindo em seus corações que deveriam proceder segundo a palavra, persistem em seu erro, desejando aliarem-se em um relacionamento impróprio, estes se recusam a ouvir a todos os que os advertem, certamente receberão em suas vidas o fruto dos seus erros por conta de suas escolhas. Nunca haverá unidade espiritual em um jugo desigual.
Querido leitor,  dedique-se em conhecer o melhor de Deus para a tua vida, como está escrito: Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. Procure em Deus e no povo de Deus uma pessoa de Deus para desfrutarem o bem maior de Deus. Ame ao Senhor de todo o teu coração, depois disso você poderá fazer tudo o que você quiser.

Em Cristo,
Genismar Nunes Serra,
genismarnunes@hotmail.com
PRIMEIRA IGREJA BATISTA em REDENÇÃO - PA

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou pra pensa

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO Consequências de uma escolha errada Há um rastro de destruição emocional na vida de muitos que ao contrário do que diz a palavra, não guardaram o coração às suas paixões.   “Um coração apaixonado é cego, surdo, mudo e louco” não supunha que um dia concordaria com isso, mas a maturidade nos faz ver além do que está a nossa volta. Quem dera pudéssemos antever os efeitos de nossas escolhas, aquelas com seus desfechos gloriosos por um caminho excelente, ou dos desastres catastróficos por uma escolha errada. As armadilhas estão disfarçadas atrás de olhos verdes, castanhos, pretos... De cabelos loiros, cacheados, lisos... De peles claras, escuras, pardas... De sorrisos fáceis, dissimulados, sedutores... De palavras doces, amargas, simples... Não há como negar que somos alvos dos nossos maus desejos, contudo, não sujeitados a condescender com eles. Uma vez que alimentado o mau desejo, o corpo trabalha em função de saciar a fome que o incita a agir impulsi

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS Elas só precisam de uma oportunidade pra ter certeza Obviamente como é de se saber, essa é uma expressão caracteristicamente usada por mulheres. E quem de nós nunca ouviu essa declaração? Em algum momento da vida elas usaram, ou usarão essa afirmativa em protesto a uma perversa ação masculina ou como uma justificativa em seu benefício. A mulher não nasce com essa fixação, ou com essa concepção formulada a respeito dos homens. A primeira vez que descobre no que se diz dessa falsa verdade nem é inteiramente pela frustração neles, mas entre si mesmas que dissecam o perfil indistinto de nós outros, e em comum - elas - partilham das tantas vezes que já sentiram o veneno da serpente. É fácil entender agora o porquê de só precisarem de uma oportunidade, deles, para ter certeza que essa falsa verdade, realmente para elas, não é falsa. Se ele falha é a comprovação de um dito verdadeiro, caso contrário ela não se surpreenderá o momento em que aflorar o eu verdadeir