Pular para o conteúdo principal

“OBJETO” DE MEU DESEJO

“OBJETO” DE MEU DESEJO

"Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz" (Romanos 8:6).
Antes de tudo vamos entender esta palavra “desejo” que pode significar apetite (desejo de satisfazer um gosto), cobiça (desejo veemente de possuir, ambição), anseio (aflição e angústia), propósito (projeto, desígnio) e intuito (plano, um fim).

Tenho enfatizado bastante no meu meio a cerca da responsabilidade de escolha que cada um tem. Aquilo que desejamos pode se tornar um bem para a nossa vida, como também pode se transformar em uma terrível armadilha. Namorar por namorar é uma das prováveis más escolhas, atitude sem objetivos concretos e de valores por conta da cobiça, simplesmente para satisfazer um apetite momentâneo. Pessoas que assim agem podem estar a caminho de frustrações, decepções, feridas na alma e no coração assim como foi com Amnon, filho do rei Davi, que depois de abusar, desprezou aquela a quem possuiu. Uma princesa usada como um objeto de desejo.
As conseqüências aparentemente não são problemas, às vezes, mas quando nosso “eu” é saciado, uma sensação de prazer e relaxamento é sentida e quase sempre vem acrescida de um desejo que mais parece cobiça uma vontade ardente de possuir, de ter para si. Posteriormente o que vem por conseqüências são problemas reais, o maior deles: a culpa. O desgaste emocional e pessoal nesse caso é imenso e chegando à frustração à depressão.
E então?! O que será de quem tem vivido por conta dos prazeres e sua satisfação? Ou melhor, o que será da pessoa usada para a satisfação egoísta? As conseqüências de desejos egocêntricos podem perdurar por toda a vida, enquanto o interesseiro se gaba de seus atos inconseqüentes o próximo a quem devemos amar verdadeiramente peleja para ter sua honra (vida) de volta, algumas vezes - tarde demais.

Genismar, então você está dizendo com isso que desejar é errado?! Não, desejar não é errado! Como humanos que somos estamos sujeitos a desejos que nem sempre são os corretos para nossa felicidade. Daí o que fazemos com aquilo que deseja o coração pode ser tão nocivo quanto a morte. (Tiago1.15) Entender aquilo que nos proporcionará um bem para a vida é uma legítima forma de grau de maturidade. Enquanto caminhamos para nos tornar autênticos cristãos e amadurecidos, precisamos de direcionamento e influência espiritual para que possamos controlar o que desejamos. "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gálatas 5:16). Se você não consegue parar de cobiçar a mulher, ou homem que não lhe pertence, tem constantes fantasias eróticas, ou mesmo não tem controle nenhum sobre os pensamentos impuros que frequentemente são alimentados, dificilmente você conseguirá viver um padrão de autenticidade cristã. São muitas as circunstâncias que intentam contra a carne, que se não mantivermos uma constancia no alvo, tenderemos a ceder a esses maus desejos.

Todo dia você se depara com aquela abençoada, ou abençoado quando vai para a escola ou serviço e sua mente insiste nas impurezas concernentes a você e suas vontades em relação
àquela pessoa parecem inevitáveis. Meu.. como diz a canção “não tente sozinho, você não vai conseguir carregar a sua cruz sem a ajuda de Jesus” Negue-se a si mesmo, clame por socorro, peça auxilio do Espírito Santo e de pessoas confiáveis para ajudá-lo a não mais viver subjugado até mesmo escravizado desse seu objeto de desejo. Transforme esses desejos egoístas e carnais em verdadeira aspiração que levem a um fim proveitoso, faça uma aliança com os teus olhos (janelas da alma). Se teus olhos forem bom todo o teu corpo será bom, não é assim que está escrito? Então! Não digo que é fácil, pois sei que não é, nem sempre é, quase nunca será, mas lute contra você mesmo e diga “NÃO”, mergulhe de cabeça na palavra. Em Deus aprenderás que o melhor é depender da ação de Sua Palavra em nós.
"Vós que amais o Senhor, detestai o mal". Fazendo isso passo a passo, nossos desejos vão ficando mais perto dos desejos do Senhor JESUS, influenciados por sua vontade e assim somos santificados.
Se o teu coração já se motiva a querer Deus como regente da tua vida depois de ler estas verdades é por causa do evangelho transformador que atua ferozmente contra a carne. Na medida em que isso acontece, de fato nossos desejos vão se tornando projetos, desígnios, planos e não meramente uma satisfação de um gosto. Quando muitos deles não forem alcançados por serem prejudiciais, você não se afligirá, estarás em paz em saber que mais uma vez a tua obediência fez a diferença em submissão ao nosso Senhor, diminuindo a ação daquela velha natureza “objeto do teu desejo”. O que Ele planejou para você é mais do que você imagina, tome posse da palavra e obedeça. Que o Senhor te abençoe!


Texto adaptado por,


GENISMAR NUNES SERRA
Ministério Relacionamento com Propósito
Primeira Igreja Batista em Redenção – PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou pra pensa

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO Consequências de uma escolha errada Há um rastro de destruição emocional na vida de muitos que ao contrário do que diz a palavra, não guardaram o coração às suas paixões.   “Um coração apaixonado é cego, surdo, mudo e louco” não supunha que um dia concordaria com isso, mas a maturidade nos faz ver além do que está a nossa volta. Quem dera pudéssemos antever os efeitos de nossas escolhas, aquelas com seus desfechos gloriosos por um caminho excelente, ou dos desastres catastróficos por uma escolha errada. As armadilhas estão disfarçadas atrás de olhos verdes, castanhos, pretos... De cabelos loiros, cacheados, lisos... De peles claras, escuras, pardas... De sorrisos fáceis, dissimulados, sedutores... De palavras doces, amargas, simples... Não há como negar que somos alvos dos nossos maus desejos, contudo, não sujeitados a condescender com eles. Uma vez que alimentado o mau desejo, o corpo trabalha em função de saciar a fome que o incita a agir impulsi

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS Elas só precisam de uma oportunidade pra ter certeza Obviamente como é de se saber, essa é uma expressão caracteristicamente usada por mulheres. E quem de nós nunca ouviu essa declaração? Em algum momento da vida elas usaram, ou usarão essa afirmativa em protesto a uma perversa ação masculina ou como uma justificativa em seu benefício. A mulher não nasce com essa fixação, ou com essa concepção formulada a respeito dos homens. A primeira vez que descobre no que se diz dessa falsa verdade nem é inteiramente pela frustração neles, mas entre si mesmas que dissecam o perfil indistinto de nós outros, e em comum - elas - partilham das tantas vezes que já sentiram o veneno da serpente. É fácil entender agora o porquê de só precisarem de uma oportunidade, deles, para ter certeza que essa falsa verdade, realmente para elas, não é falsa. Se ele falha é a comprovação de um dito verdadeiro, caso contrário ela não se surpreenderá o momento em que aflorar o eu verdadeir