Pular para o conteúdo principal

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO
Consequências de uma escolha errada

Há um rastro de destruição emocional na vida de muitos que ao contrário do que diz a palavra, não guardaram o coração às suas paixões.  “Um coração apaixonado é cego, surdo, mudo e louco” não supunha que um dia concordaria com isso, mas a maturidade nos faz ver além do que está a nossa volta.
Quem dera pudéssemos antever os efeitos de nossas escolhas, aquelas com seus desfechos gloriosos por um caminho excelente, ou dos desastres catastróficos por uma escolha errada. As armadilhas estão disfarçadas atrás de olhos verdes, castanhos, pretos... De cabelos loiros, cacheados, lisos... De peles claras, escuras, pardas... De sorrisos fáceis, dissimulados, sedutores... De palavras doces, amargas, simples... Não há como negar que somos alvos dos nossos maus desejos, contudo, não sujeitados a condescender com eles. Uma vez que alimentado o mau desejo, o corpo trabalha em função de saciar a fome que o incita a agir impulsivamente até fartar-se não levando em consideração que poucos minutos de prazer podem gerar frutos de perdas que não se podem reparar. A obediência, os conselhos, a palavra, a voz, a letra, todas as regras se preciso for são quebradas em função de um egoísmo ardente dessas vontades. Aceitar ao apelo dos nossos anseios sem antes saber onde elas podem nos levar é como dá um tiro no escuro na tentativa de acertar um alvo distante.

As motivações que levam muitos a ceder aos apelos do coração nem sempre serão as mesmas refletidas em suas palavras e ações, porque o resultado final nem sempre é o que se espera isso por causa da vontade que grita dentro de si e que não é uma voz de um sentimento verdadeiro a que se expressara em doces palavras, mas um insaciável desejo de auto realização. Depois da decepção a perfeição disfarçada se revela perdida no ato imperfeito que acoberta tristeza e cinzas, loucuras e vergonha de um final súbito. Mas, mesmo depois de um mau-caráter revelado ainda não é o fim por se deparar que o caminho a que se seguia não é ao do destino esperado. O tempo perdido não se pode reparar, mas há uma saída quando se arrepende, o retorno convertido em esperança de não mais caminhar por entres as vias desconhecidas e não sinalizada da iniqüidade. Voltar ao início de tudo, reconstruir, regressar ao caminho é a nova chance de começar de novo.

Negue a si mesmo: Para um homem “negar a si mesmo” totalmente, deverá renunciar completamente sua própria força. É “não confiar na carne” (Filipenses 3:3). É o coração se curvando à declaração positiva de Cristo: “Sem mim, nada podeis fazer” (João 15:5).  Para um homem “negar a si mesmo” totalmente, deverá renunciar completamente sua própria vontade. Assim sendo, o coração estará num forte seguro onde a liberdade se dará no tempo certo a quem de direito o Pai lhe der.

Leia atentamente este texto de Hubner Braz, que retrata bem os perigos do coração. Lamentações de Tamar à Amnon, baseado em 2 Samuel 13 (leia a história para entender o texto).  Eu aprendi que o perigo de um coração partido se agrava com o tempo que passamos para consertá-lo depois. Você me abusou, humilhou e iludiu. Porque não pedistes ao meu pai? Por quê? Por quê? Sentimentos de desgosto desabrocharam da minha inocência. Desconfiança, desesperança, falso conforto do porvir é o que minha alma apalpa. Extinguiu a pureza do meu vocabulário. Evaporou os juramentos que tomei na minha virgindade. O meu selo foi violado, perdi o chão da existência. Não irei ocultar, não ameace com papinhos de “nós jurarmos a nós mesmos”.
O perigo que te atingiu nem passa perto do meu perigo. Senti-me repudiada, rejeitada, enojada, jogada na lata do lixo. Algo dentro de mim foi partido no meio. Precisei costurá-lo. Mas sei que os pontos no meu coração não vão cair. Sinto que eles estão lá para ficar. E por que deve ficar? 
O pior de tudo é saber que não foi por causa do Amor que fizeste isso comigo. Tu perfeito, viraste num homem imperfeito. Cai numa nuvem de tristeza, rasguei a minha veste, joguei cinzas sobre a minha cabeça e sai gritando feito uma louca, com a minha mão cobrindo o meu rosto.
Agora é tarde para chorar pelo leite derramado. O que foi feito, se fez. Penso, se nós dois tornássemos um, ou meio de um..., viveríamos em eterna tristeza. Sei que meio não é inteiro. Mas, estaríamos cometendo um delito menos grave sendo meio-irmã. E agora estou condenada... Condenada a ser solteira pelo resto da vida.
Sabe Amnon, tenho certeza que você concluiu o obvio; um minuto de prazer pode trazer perdas irreparáveis. Por capricho seu, tu me tiraste a coroa, o manto e me jogou na rua... Tudo porque nosso pai não tinha direito de questionar, ele questionaria o que entre nós? Ele mesmo cometeu um assassinato seguido de adultério, e agora você, cometeu um estupro, pior, você cometeu um incesto.
O meu medo está por vim, sei que meu irmão te matará, mas a conseqüência desse ato pode ser a própria morte dele. Fico pensando, quantas Tamar tem neste mundo? Quantas?
E pensar que meu nome significava “fruta doce”, mais que doce tem numa fruta violada. Eu seria uma princesa, era um sonho de infância, digo “era” porque você roubou este sonho de mim. Ouço a voz do mestre: Ele tornou meu marido, meu pai, meu irmão, meu tudo! Eu sinto muito por você, Amnon, você nunca me amou! ( Obrigada Amnon, Att. Tamar, irmã de Absalão)

Matar não é a solução, é uma loucura! É essa a saída que muitos encontram na tentativa de aplacar com ciúme, traição, com a decepção amorosa, sem saber que isso não resolve o problema - piora. Se as pessoas refletirem nas conseqüências que podem levar os seus atos procurariam outros meios para resolverem aquilo que lhe trás dificuldades, inquietações procurando ajuda dos pais, líderes e principalmente de Deus.

Para evitar O PERIGO, é preciso conhecer e praticar a Palavra de Deus. Nela Deus deixou claro que o Senhor vê os caminhos dos homens e examina todos os seus passos (Pv 5.21).

Amigos! Estejam vigilantes e dêem crédito à palavra de Deus, abra mão de suas vontades, esvazie-se de si mesmo para viver de forma que agrade ao Senhor e livre-se de uma vida sem regras, sem ordem, sem sentido. Seja mais forte do que as intenções do teu coração, dos perigos que se escondem atrás dos detalhes das emoções – guarda o teu coração.  A “vida” que é vivida para a gratificação do ego neste mundo, está “perdida” para eternidade; a vida que é sacrificada para os interesses próprios e rendida a Cristo, será “achada” novamente, e preservada durante toda a eternidade.

Que o Senhor nos ajude a servi-lo melhor, que a paz de Cristo encha o teu coração.


GENISMAR NUNES SERRA
Primeira Igreja Batista – Redenção, PA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou pra pensa

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS Elas só precisam de uma oportunidade pra ter certeza Obviamente como é de se saber, essa é uma expressão caracteristicamente usada por mulheres. E quem de nós nunca ouviu essa declaração? Em algum momento da vida elas usaram, ou usarão essa afirmativa em protesto a uma perversa ação masculina ou como uma justificativa em seu benefício. A mulher não nasce com essa fixação, ou com essa concepção formulada a respeito dos homens. A primeira vez que descobre no que se diz dessa falsa verdade nem é inteiramente pela frustração neles, mas entre si mesmas que dissecam o perfil indistinto de nós outros, e em comum - elas - partilham das tantas vezes que já sentiram o veneno da serpente. É fácil entender agora o porquê de só precisarem de uma oportunidade, deles, para ter certeza que essa falsa verdade, realmente para elas, não é falsa. Se ele falha é a comprovação de um dito verdadeiro, caso contrário ela não se surpreenderá o momento em que aflorar o eu verdadeir