Pular para o conteúdo principal

CERTEZA "furada"

CERTEZA “furada”
Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Rm 14.22
A bíblia conta que quando o profeta Samuel, a mando de Deus, foi ungir o rei de Israel, deparou-se com um baita de um homem da casa de Jessé. Ao saber que era o primogênito, teve ele CERTEZA: Estava diante daquele que Deus havia escolhido para ser ungido rei. “Samuel viu Eliabe e pensou: Com certeza é este que o Senhor quer ungir (1 Sm 16.6). Mas não era.  
Certamente você também já deve ter passado por situação semelhante, não de ser decepcionado por não ter sido o escolhido para ser o rei, mas de contar com a certeza em momento inoportuno. Quantas vezes nos precipitamos e tomamos uma decisão, convictos de que é uma resposta de Deus e descobrimos que não era. Vejamos o que podemos aprender acerca de nosso convencimento.
Muitos casamentos não duram simplesmente por pequenos detalhes antes mesmo do matrimonio que se observados, poderiam ser menos fadigoso ou mesmo ter outro fim que não a separação - como em muitos casos. São nas pequenas coisas que compreendemos o quanto as grandes têm sentido. Quem é que não sonha com um casamento perfeito? Pelo menos, nós cristãos, deveríamos ter essa pretensão. Faz parte da auto-realização: casar, ter filhos, arquitetar uma família, além do que é uma direção bíblica.
Princípios e valores não bem fundamentados ou até extintos em nós adiam nossos sonhos, podendo até destruí-los. Um casamento que não tem sua base em Cristo tende a sucumbir nos bel-prazeres.
Grande parte de nós, somos imediatistas do tipo: Aqui agora – fast food. Nada pode ficar para depois, é do tipo: “pra já”, “depressa”, “logo”. E nos relacionamentos não tem sido diferente. Muitos, na certeza de que é mesmo aquilo que o satisfará afirmando ter Deus como guia, acabam caindo numa furada. A satisfação em ter, dá lugar ao objetivo de ser: eu preciso ter um namorado (a), ter um alguém que possa estar junto. Eu sozinho? Nunca! Todo mundo namora e eu não posso ser o único (a) solteiro (a). É assim, muitas pessoas não dão a devida importância à honra e aos valores do reino, não medem conseqüência e nem quão caro pode ser o preço de suas escolhas, o que verdadeiramente tem sentido para elas é a realização imediatista e interesseira: Você é o que tem, não o que é.  Esse conceito afasta o sentido de “ser” e o governo da vida em Jesus Cristo. Confie no Senhor de todo o teu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. (Pv 3.5).
Jovens se aventuram em relacionamentos perigosos com pessoas perigosas de caráter duvidoso, crendo está no controle da situação. Tendo uma certeza-furada, falsa ilusão de que sabe pra onde levará a trilha que tem caminhado. – Meu, eu sou de Deus! Tô orando, lendo a bíblia e o Espírito Santo é o meu guia. Cuidado irmãos! Samuel estava no cumprimento de uma missão recebida de Deus e para tal tarefa deve ter orado e se consagrado ao Senhor. Ainda assim errou! Samuel tinha certeza, como diz o versículo, mas estava enganado. Quantos de nós não caímos em enganos achando estarmos certos do que queremos sem ter o cuidado de ouvir o que Deus pensa a respeito. A paz de Cristo tem de ser o juiz em nossas escolhas.
A superficialidade eleva esse padrão da certeza exagerada do ter a qualquer custo, a ponto dos nossos olhos espirituais perderem a razão em função da natureza pecaminosa dos olhos carnais.
Como é enganoso o coração humano (Jr 17.9). Nem tudo o que parece é. Há muito mais do que carne e osso para acertar num relacionamento. É importante querido, saber que a pessoa com quem você irá se casar é aquela que um dia os sinais do tempo marcarão a sua face, que terá a melanina dos seus cabelos extinta, que lhe fará de muletas quando suas pernas não mais tiverem forças para caminhar, que terá os filhos como prioridade até que eles tomem conta de suas próprias vidas, que terá aqueles lindos olhos verdes, ou azuis, ampliados pela lente de um fundo de garrafa. Minha irmã, sabe aquele corpo sarado que te tira o fôlego quando passa em sua vista? Com o tempo restará apenas acumulado de peles penduradas por todo o corpo. Os dentes serão apenas lembranças estampadas em sorrisos guardados em fotografias de quando eles ainda existiam. Tudo é ilusão diz o pregador, há de passar, mas se aquele ou aquela a quem se unir mantiver o seu relacionamento com propósito em princípios e valores reais, o amor que os uniu será a força que os susterá pela eternidade de suas vidas enquanto esta durar.
“Algumas vezes, por você não estar preparado para receber aquilo que pede ao Senhor, não vê seu pedido atendido. Nesses momentos, aguarde, confie e descanse no Senhor. Creia que Deus é bom e que a sua misericórdia dura para sempre. Permita que seu coração seja envolvido com esta gloriosa verdade: você foi escolhido pelo Senhor para ter uma vida abundante”. Outras vezes, muitas delas, Satanás nos dá uma convicção errada para nos fazer sofrer  e nos desviar dos propósitos que Deus tem para nossa vida.
Portanto jovem, não seja tão arrogante diante dos ensinos que lhe passam; não seja prepotente aos mais velhos ignorando os conselhos de quem muito já viveu. Não dê lugar à auto-suficiência, em vez disso, sustente-se em quem pode te ajudar. Pense nisso: Quem cuidará de você se não aquele (a) que ama e expressa esse amor simplesmente  por meio de um olhar, de uma lágrima, de um gesto, de uma palavra, de um sorriso, de uma flor?
Espere em Deus para que o ensine a fazer as melhores escolhas, não só pelo presente que tanto o seduz, mas por um amanhã que lhe traga paz e esperança ao lado de quem Deus certamente separou para completar a tua felicidade. Guarda o teu coração... É isso que você quer? Tem certeza? Tome cuidado e não se deixe enganar – nem mesmo por seu próprio coração. (06/01/2010)
Que Deus o abençoe ricamente.
Em Cristo,

Genismar Nunes Serra,
PRIMEIRA IGREJA BATISTA em REDENÇÃO – PA
Relacionamento com propósito

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou pra pensa

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO Consequências de uma escolha errada Há um rastro de destruição emocional na vida de muitos que ao contrário do que diz a palavra, não guardaram o coração às suas paixões.   “Um coração apaixonado é cego, surdo, mudo e louco” não supunha que um dia concordaria com isso, mas a maturidade nos faz ver além do que está a nossa volta. Quem dera pudéssemos antever os efeitos de nossas escolhas, aquelas com seus desfechos gloriosos por um caminho excelente, ou dos desastres catastróficos por uma escolha errada. As armadilhas estão disfarçadas atrás de olhos verdes, castanhos, pretos... De cabelos loiros, cacheados, lisos... De peles claras, escuras, pardas... De sorrisos fáceis, dissimulados, sedutores... De palavras doces, amargas, simples... Não há como negar que somos alvos dos nossos maus desejos, contudo, não sujeitados a condescender com eles. Uma vez que alimentado o mau desejo, o corpo trabalha em função de saciar a fome que o incita a agir impulsi

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS Elas só precisam de uma oportunidade pra ter certeza Obviamente como é de se saber, essa é uma expressão caracteristicamente usada por mulheres. E quem de nós nunca ouviu essa declaração? Em algum momento da vida elas usaram, ou usarão essa afirmativa em protesto a uma perversa ação masculina ou como uma justificativa em seu benefício. A mulher não nasce com essa fixação, ou com essa concepção formulada a respeito dos homens. A primeira vez que descobre no que se diz dessa falsa verdade nem é inteiramente pela frustração neles, mas entre si mesmas que dissecam o perfil indistinto de nós outros, e em comum - elas - partilham das tantas vezes que já sentiram o veneno da serpente. É fácil entender agora o porquê de só precisarem de uma oportunidade, deles, para ter certeza que essa falsa verdade, realmente para elas, não é falsa. Se ele falha é a comprovação de um dito verdadeiro, caso contrário ela não se surpreenderá o momento em que aflorar o eu verdadeir