Pular para o conteúdo principal

Como iniciar um namoro cristão?




Acho que essa é uma das grandes interrogações na cabeça de qualquer jovem solteiro dentro da igreja. Não sou nenhum estudioso neste assunto, mas vou falar com base em experiências de amigos e na minha própria.
Primeiro você tem que pensar se é o seu tempo. Se você tem menos que 18 anos, aconselho você esperar um pouquinho… Antes que você (dessa idade) me apedreje, eu explico o porquê. Detalhe: Estou partindo do ponto de vista q você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra você e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).
Vamos aos porquês:

- Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixonar”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação”!
- É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes q só se aprende com os anos.
- Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como: ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.
- Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial, mas, digamos q começou a namorar… Aí até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho q você queira casar com 22 anos…) Você vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconselhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais… você vai ter estrutura espiritual pra vencer e não fornicar?
- Você precisa de um trabalho. Não vai me dizer q vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s! Bom, eu também tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca pede 2 pães na chapa e 2 copos d’água, pronto!!! Baratinho… Não dá né? Namoro demanda dindin!!! Afinal é um investimento!

Agora, digamos que você está na idade propicia pra namorar. Não vou listar um check list de necessidades para namorar, mas espero que você namore com intenção de casar. Sendo assim, você já deve ter pensado no que “vai ser quando for gente grande” pra poder trazer o pão nosso de cada dia pra mesa de sua família. Não vou entrar nesse detalhe agora.
Entenda que essa escolha é totalmente racional! É justamente aqui que 90% dos jovens tropeçam. Você não pode deixar o seu coração decidir, pois o coração do homem é enganoso (Jr 17:9).
Conheço jovens que deixaram o coração decidir e tiveram que colher o seu mal fruto. Eu mesmo fui um deles. Tive amigos que ofereciam o coração de bandeja. Deixavam a paixão levar…
Aprendi que: PAIXÃO É EMOÇÃO E AMOR É RAZÃO. Você q escolhe se quer ou não amar alguém. Tanto é assim que o SENHOR nos ordenou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34). Amor é mandamento, não temos que “esperar sentir algo por um irmão”, devemos obedecer e decidir amá-lo.
DEUS
escolheu nos amar! Pode acontecer de você não escolher se apaixonar, mas você SEMPRE terá que decidir entre amar ou não!
Você pode me perguntar: – “O que eu posso fazer se já gosto dele (dela)?” – Eu te digo: PENSE, RACIOCINE, CALCULE!!!! Esta é a segunda decisão mais importante de sua vida!! É preciso estudar a futura “metade da sua laranja”.

Três critérios para fazer minha escolha..

E quais são os critérios? Segue os básicos e indispensáveis:

1- Vida espiritual - Como é a vida espiritual dela (dele)?
2- Personalidade/Caráter - Como é a personalidade/caráter dela (dele)? Como reage às dificuldades, ira, egoísmo… etc. O que pensa sobre o futuro?
3- Físico - Ela (ele) é bonita(o)? Se encaixa com o biotipo que me agrada?

DEUS abençoe poderosamente!

Colaboração, Fernando Ortega

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou pra pensa

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO

PERIGOS DO CORAÇÃO PARTIDO Consequências de uma escolha errada Há um rastro de destruição emocional na vida de muitos que ao contrário do que diz a palavra, não guardaram o coração às suas paixões.   “Um coração apaixonado é cego, surdo, mudo e louco” não supunha que um dia concordaria com isso, mas a maturidade nos faz ver além do que está a nossa volta. Quem dera pudéssemos antever os efeitos de nossas escolhas, aquelas com seus desfechos gloriosos por um caminho excelente, ou dos desastres catastróficos por uma escolha errada. As armadilhas estão disfarçadas atrás de olhos verdes, castanhos, pretos... De cabelos loiros, cacheados, lisos... De peles claras, escuras, pardas... De sorrisos fáceis, dissimulados, sedutores... De palavras doces, amargas, simples... Não há como negar que somos alvos dos nossos maus desejos, contudo, não sujeitados a condescender com eles. Uma vez que alimentado o mau desejo, o corpo trabalha em função de saciar a fome que o incita a agir impulsi

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS

OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS Elas só precisam de uma oportunidade pra ter certeza Obviamente como é de se saber, essa é uma expressão caracteristicamente usada por mulheres. E quem de nós nunca ouviu essa declaração? Em algum momento da vida elas usaram, ou usarão essa afirmativa em protesto a uma perversa ação masculina ou como uma justificativa em seu benefício. A mulher não nasce com essa fixação, ou com essa concepção formulada a respeito dos homens. A primeira vez que descobre no que se diz dessa falsa verdade nem é inteiramente pela frustração neles, mas entre si mesmas que dissecam o perfil indistinto de nós outros, e em comum - elas - partilham das tantas vezes que já sentiram o veneno da serpente. É fácil entender agora o porquê de só precisarem de uma oportunidade, deles, para ter certeza que essa falsa verdade, realmente para elas, não é falsa. Se ele falha é a comprovação de um dito verdadeiro, caso contrário ela não se surpreenderá o momento em que aflorar o eu verdadeir