Pular para o conteúdo principal

Como iniciar um namoro cristão?




Acho que essa é uma das grandes interrogações na cabeça de qualquer jovem solteiro dentro da igreja. Não sou nenhum estudioso neste assunto, mas vou falar com base em experiências de amigos e na minha própria.
Primeiro você tem que pensar se é o seu tempo. Se você tem menos que 18 anos, aconselho você esperar um pouquinho… Antes que você (dessa idade) me apedreje, eu explico o porquê. Detalhe: Estou partindo do ponto de vista q você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra você e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).
Vamos aos porquês:

- Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixonar”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação”!
- É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes q só se aprende com os anos.
- Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como: ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.
- Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial, mas, digamos q começou a namorar… Aí até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho q você queira casar com 22 anos…) Você vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconselhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais… você vai ter estrutura espiritual pra vencer e não fornicar?
- Você precisa de um trabalho. Não vai me dizer q vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s! Bom, eu também tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca pede 2 pães na chapa e 2 copos d’água, pronto!!! Baratinho… Não dá né? Namoro demanda dindin!!! Afinal é um investimento!

Agora, digamos que você está na idade propicia pra namorar. Não vou listar um check list de necessidades para namorar, mas espero que você namore com intenção de casar. Sendo assim, você já deve ter pensado no que “vai ser quando for gente grande” pra poder trazer o pão nosso de cada dia pra mesa de sua família. Não vou entrar nesse detalhe agora.
Entenda que essa escolha é totalmente racional! É justamente aqui que 90% dos jovens tropeçam. Você não pode deixar o seu coração decidir, pois o coração do homem é enganoso (Jr 17:9).
Conheço jovens que deixaram o coração decidir e tiveram que colher o seu mal fruto. Eu mesmo fui um deles. Tive amigos que ofereciam o coração de bandeja. Deixavam a paixão levar…
Aprendi que: PAIXÃO É EMOÇÃO E AMOR É RAZÃO. Você q escolhe se quer ou não amar alguém. Tanto é assim que o SENHOR nos ordenou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34). Amor é mandamento, não temos que “esperar sentir algo por um irmão”, devemos obedecer e decidir amá-lo.
DEUS
escolheu nos amar! Pode acontecer de você não escolher se apaixonar, mas você SEMPRE terá que decidir entre amar ou não!
Você pode me perguntar: – “O que eu posso fazer se já gosto dele (dela)?” – Eu te digo: PENSE, RACIOCINE, CALCULE!!!! Esta é a segunda decisão mais importante de sua vida!! É preciso estudar a futura “metade da sua laranja”.

Três critérios para fazer minha escolha..

E quais são os critérios? Segue os básicos e indispensáveis:

1- Vida espiritual - Como é a vida espiritual dela (dele)?
2- Personalidade/Caráter - Como é a personalidade/caráter dela (dele)? Como reage às dificuldades, ira, egoísmo… etc. O que pensa sobre o futuro?
3- Físico - Ela (ele) é bonita(o)? Se encaixa com o biotipo que me agrada?

DEUS abençoe poderosamente!

Colaboração, Fernando Ortega

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A NAMORADA DE JESUS

A NAMORADA DE JESUS Aprendendo com o mestre Diz-se que Santo Antônio é o santo das causas impossíveis aos que desejam se casar, por isso o título de casamenteiro. Se Jesus tivesse se casado, esse título seria dado à sua esposa, dividindo um pedacinho do trono com a sogra. Talvez a prece da santa casamenteira começaria assim: “Santa mulher esposa de Deus, tu que és protetora dos namorados, olha para mim, defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Gloriosa Santa que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o homem Jesus, alcançai-me a graça que vos peço. Dai-me um casamento que me traga felicidade...”   Pensar num Jesus nessa ótica parece um tanto irreverente não é?! Depois de ler “Seu nome é Jesus – Max Lucado” comecei a ver Jesus de um ângulo pouco visto por muitos, na sua humanidade, e isso tem sido importante, pois   Ele era tão humano quanto desejava ser. Já parou ...

MUITO ANTES DE NAMORAR

MUITO ANTES DE NAMORAR Princípios valem mais do que beijos Não quero aqui eleger heróis nem culpar bandidos pelos fracassos do lar perfeito , mas mostrar que com a menor observação dos princípios e valores podemos obter o sucesso e o equilíbrio familiar muito antes de constituir a nossa própria família. Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes, ou na maioria delas, é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado. O plano de Deus para a família é o melhor porque foi Ele quem a constituiu. Cabe a cada um de nós esforçarmos-nos para fazer da nossa família o ideal a que queremos, e isso pode acontecer bem antes de envolvimentos em relacionamentos sem compromisso, guardando o coração com o que há de mais precioso – a palavra de Deus, princípios e valores – tornando real os planos do Senhor. Deus tem um plano ond...

O BEIJO

O BEIJO Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém…. [1 Co 6:12] Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro que esta é uma visão pessoal aprendida com o tempo e tida como muito importante pra quem busca um relacionamento com propósito em   Deus. Pode ser que sua igreja, ou você mesmo tenha uma visão diferente desta, daí você precisa atentar para o que o Espírito Santo te diz a respeito, orite ? Vamo embora!.. Algum tempo atrás saiu uma música que em um trecho dela dizia: “beijo na boca é coisa do passado, a onda agora é namorar pelado...” Depois dessa, dizer que beijar na boca é pecado seria uma afronta a essa filosofia carnal. Mas vamos lá: Beijar não é pecado, MAS um ato que pode conduzir ao pecado. “Um abismo chama outro abismo” lembra?! Também não podemos “endemoninhar” o beijo, tipo: beijo “antes do casamento” é coisa do chifrudo, nem por isso você vai sair por aí beiçando todos, ou todas achando que liberou geral. Além do mais, a bíblia não aborda este assunto...